sexta-feira, 7 de maio de 2010

Descoberta do fogo


O homem descobriu que quando caía um raio numa árvore, havia um calor que o aquecia pela noite ou do inverno.
Mas, ele descobriu que esfregar as mãos, causava um calor que o aquecia momentaneamente. E também, quando fabricava suas armas de pedra, observava que saía o mesmo brilho que ele observava quando caía um raio.
E então séculos depois, ele achou que podia fazer o fogo do mesmo modo como surgia as faíscas que ele observava. Combinou tudo, e numa experiência bem sucedida, passou a friccionar um bastão de madeira numa base de madeira, e fazendo isso rapidamente, gerou o fogo. Com a evolução da ciência, hoje temos acesso ao fogo de modo muito mais prático.

Bomba Atômica


A Bomba atômica é uma arma de energia nuclear que possui um grande poder de destruição. Foi idealizada durante a Segunda Guerra Mundial quando houve a necessidade de desenvolver novas armas de combate.

Partindo desta necessidade, os cientistas europeus que haviam sido expulsos dos seus países devido ao nazifascismo, foram para os Estados Unidos com o intuito de pesquisar o átomo partindo das teorias de Albert Einsten.

Acreditavam que, se as partes de um átomo atingissem outra parte de outro átomo a partir de reações originadas a do urânio e do plutônio, gerariam uma grande carga de energia resultando numa explosão atômica.

Principais cientistas


Físicos:
Galileu Galilei foi o pai da física. Desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus.
Isaack Newton foi o primeiro a demonstrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. Uma das suas obras foi considerada uma das mais influentes em História da ciência.
Albert Einsten é conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico.
Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso. Nos seus últimos anos, sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinónimo de génio.
Químicos:
Louis Joseph é conhecido na atualidade por sua contribuição às leis dos gases. Em 1802, Joseph foi o primeiro a formular a segunda lei dos gases. Esta lei é conhecida atualmente como Lei de Charles. Outra grande contribuição de Joseph é a sua Lei volumétrica. Sua tese foi publicada em 1802, e envolvia a reação entre hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor de água.
Louis Pasteur estudou a doença dos bichos da seda, elaborou um método de conservação da cerveja, a pasteurização. Mostrou que o carbúnculo era causado por um micróbio, descobriu o vibrião séptico.

Curiosidades


Por que a cebola provoca lágrimas?
Dentre as várias substâncias voláteis que estão presentes na cebola, uma delas é o dissulfeto de alila. Essa substância provoca irritação das mucosas, ou seja, quando realizamos o corte da cebola o dissulfeto de alila é liberado e chega até os olhos provocando lágrimas.

Outras: Se uma pessoa gritasse durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, teria produzido energia suficiente para aquecer uma xícara de café!

Um raio atinge uma temperatura maior do que a da superfície do sol.

Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as Armas Nucleares juntas.

Importância da química e da física


A Física permite-nos conhecer as leis gerais da natureza.
Além disso, sem a física muitas coisas não seriam possíveis de serem feitas afinal muitos cálculos importantes foram criados graças a ela como por exemplo de energia, impulso, carga e paridade.

A importância da Química é cada vez mais crescente para o meio ambiente.Hoje ela ajuda na produção de produtos biodegradáveis, recuperação de rios poluídos, a reciclagem de resíduos, o tratamento de esgotos e outros.